80 mil doses de vacina contra febre amarela estão disponíveis

Embora Mato Grosso do Sul não tenha nenhum caso confirmado de febre amarela, a Secretaria de Saúde recomenda a imunização de todos que não tomaram a vacina. 80 mil doses estão disponíveis para a população.

 

A vacinação é recomendada para maiores de 9 meses e menores de 60 anos. Antigamente, era preciso tomar a vacina a cada dez anos. Agora, basta receber uma dose para ficar imunizado durante toda a vida.

 

Devido ao número de doses, não foi necessário implantar a vacinação fracionada, como acontece na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. A gerente técnica de doenças endêmicas, Livia de Mello Almeida Maziero, explica que “as doses são suficientes. Boa parte da população já foi imunizada e todos os municípios que solicitaram foram abastecidos”.

 

Febre Amarela

A doença é transmitida por um mosquito, que pica pessoas e macacos. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, náusea,amarelamento da pele, dores no corpo, calafrio, perda de apetite, olhos amarelados e sangramento.

 

Primatas

Em 2017, seis macacos foram encontrados mortos em Mato Grosso do Sul, mas os resultados foram negativos para a doença. Dois primatas foram encontrados em Campo Grande, dois em Corumbá, um em Dourados e um em Ladário.

 

A gerente técnica de zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, Stephanie Lins, orienta que no caso de encontrar um primata morto, não se deve mexer no animal.

 

São Paulo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela, nesta terça-feira (16).  Foram confirmadas 21 mortes pela doença desde janeiro de 2017. A recomendação é tomar a vacina para todos os viajantes que vão para qualquer cidade paulista.

Esthéfanie Vila Maior
Capital News/16/01/2018

 

Deixe Sua Opinião ! Aviso: As opiniões São de Inteira Responsabilidade dos Autores e não representam a opinião do site Bela Vista MSNEWS. É Vedada a inserção de comentários violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, apos identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *