Justiça libera 90 presos para ‘saidão’ do Dia das Mães; PM reforça segurança no comércio que abre até mais tarde nesta sexta e sábado

A licença temporária do Dia das Mães libera 90 presos do Regime Semiaberto a partir dessa semana em Dourados. Até o dia 21 parte dos internos estarão liberados do compromisso de passarem a noite na unidade prisional.

Com isso, a Polícia Militar vai fazer uma operação de fiscalização para identificar se o albergado está em casa no período noturno conforme determina a legislação. “Não é obrigação da Polícia Militar fazer esse tipo de fiscalização em residências, mas há alguns anos temos tido essa iniciativa para coibir a criminalidade nesses períodos e temos obtido resultados positivos”, destaca o tenente-coronel Carlos Silva, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados.

Segundo ele, em caso de flagrante do preso que não estiver em casa no horário estipulado pela justiça, a PM relatará o caso ao Ministério Público Estadual e ele poderá ser penalizado com a regressão de pena para o regime fechado.

Segundo Carlos Silva, a maior queixa da população nesses períodos é o medo de assalto. “O Dia das Mães não é um feriado em que as pessoas saem da cidade, pelo contrário, elas não viajam. Por isso os furtos quase não acontecem. A maior parte dos crimes envolvem assaltos, principalmente neste período de maior fluxo de dinheiro circulando no comércio e pagamento de salários. Sabendo disso, a PM estará atenta para coibir esse tipo de crime”, destaca, observando que muitas vezes nem é o preso quem comete o crime, mas pessoas que estão no seu círculo de relacionamento. “Muitos dos detentos que saem são trabalhadores e não causam problema, mas se 10% deles resolvem reincidir, já são cerca de 10 presos cometendo assaltos”, ressalta.

Comércio

A Polícia Militar também aumentará o efetivo na área central de Dourados tendo em vista que as lojas ficarão abertas na sexta-feira até às 21h e no sábado até às 18h. O objetivo é garantir segurança para os clientes que estiverem circulando na área central durante esse período de compras.

Regras

Para receberem o benefício os detentos devem cumprir requisitos básicos como o bom comportamento, não ter cometido falta grave na prisão, ou ter mandado de prisão em aberto. Além disso precisa ter cumprido 1/6 da pena ou 1/4 da condenação em caso de ter sido reincidente. Quem não volta no prazo estipulado é considerado fugitivo e vai ser procurado pela polícia, além de regredir de pena.

Os diretores das unidades prisionais fornecem à Justiça as fichas disciplinares dos presidiários. Quem não volta no prazo estipulado é considerado fugitivo e vai ser procurado pela polícia, além de regredir de pena.

O benefício da Saída Temporária visa a ressocialização de presos, através do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando. É concedido apenas aos que, entre outros requisitos, cumprem pena em regime Semiaberto e aberto.

FONTE;DouradosAgora/11/05/2018

Deixe Sua Opinião ! Aviso: As opiniões São de Inteira Responsabilidade dos Autores e não representam a opinião do site Bela Vista MSNEWS. É Vedada a inserção de comentários violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, apos identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *