A manhã desta sexta-feira foi especial para Alex Teixeira e Souza, que voltaram a São Januário juntos como jogadores do Vasco pela primeira vez depois de 15 anos. O retorno de ambos, com a contratação de Coutinho, era um sonho dos dois atletas, mas eles revelaram que não acreditavam mais no reencontro com o clube que os formou.
+ Reforços do Vasco, Alex Teixeira e Souza dizem que ficaram surpresos com sugestão de Coutinho
Compartilhe no Whatsapp
Alex Teixeira foi o primeiro a retornar ao Vasco. Em 2022, o meia ajudou o clube a voltar à elite do futebol brasileiro e disputou a temporada de 2023. Por motivos que o atleta preferiu não revelar, mas que o ge apurou que foram decisões do comando do futebol da época, o vínculo com Alex não foi renovado. Por isso, ele acreditou que o ciclo dele no clube tinha acabado.
“Realmente achei que meu ciclo com o Vasco tinha terminado. Deus me deu uma nova oportunidade para fazer nova história. Quando se fala de Vasco, é diferente”, afirmou.
Com Souza, a história foi diferente. O volante sempre deixou claro a vontade de retornar ao Vasco, mas o sonho foi adiado por muitas vezes pelas circunstâncias do jogador e do clube. No fim da temporada passada, houve a negociação pelo retorno, mas o fim não foi feliz, e o volante seguiu para o futebol turco. Para ele, ali também tinha sido a última oportunidade de voltar a São Januário.
— Em dezembro, quando fui embora, assinei por um ano e meio com o (Istambul) Basaksehir. Na minha mente, o ciclo também tinha acabado. Sinceramente fui bem triste, queria muito ajudar o clube de alguma forma. Segui minha carreira. Mas Deus é tão bom que nos deu essa oportunidade. A gente não pensava em voltar nesse momento porque não era uma opção do clube – disse Souza.
Tudo mudou com a contratação de Philippe Coutinho, a quem ambos demonstraram gratidão e surpresa pelo pedido. O meia indicou a contratação dos dois amigos e companheiros de base no Vasco.
— Temos que ressaltar e agradecer muito pela vinda do Philippe porque nunca, diante de Deus, pedi para ele de alguma forma me sugerir. Nunca tínhamos conversado sobre isso — completou Souza.
A direção do clube acatou o pedido de Coutinho. Pedrinho ressaltou a importância dos dois atletas no elenco, afirmando que podem ajudar dentro e fora de campo. Na apresentação de Coutinho, o presidente do clube afirmou que houve uma avaliação técnica e financeira que foram favoráveis à contratação dos dois atletas.
— Houve uma avaliação técnica, além de uma avaliação da estrutura do que estava sendo feito e do que o Coutinho estava fazendo para vir para o Vasco. Todo o esforço que o Coutinho fez para vir para o Vasco merecia uma atenção através de uma indicação do Souza e do Alex. E a indicação vale a pena porque nós procuramos um jogador na posição de segundo homem de meio. O Souza é um cara apaixonado pelo Vasco, com capacidade técnica para dar uma resposta.
– E o Alex também, muito capacitado, teve uma passagem anterior em que o contexto não favoreceu. Ele merecia uma oportunidade de voltar a São Januário. E a questão financeira, que não ia lesar o clube de forma nenhuma – explicou Pedrinho na semana passada.
GLOBOESPORTE.COM / BRUNO MURITO