23/07/2021

Amambai está sob uma variante agressiva e mortal do covid-19

O alerta foi feito pelo prefeito Dr. Bandeira depois do mapeamento genético de mortes por COVID-19.

A variante P1 do novo coronavírus, oriunda do Amazonas, chegou a Amambai. É o que informa o prefeito municipal Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, após realização de rastreamento genético das últimas mortes de jovens registradas no município.

A declaração foi dada a população durante a live desta quarta-feira, 23 de junho, por Dr. Bandeira ao lado do médico Jefferson Baggio e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valter Brito.

Segundo o Prefeito e o Dr. Baggio, o vírus também denominado Gama é 2.4 vezes mais contagioso que a variante comum, mas as vacinas que estão sendo aplicadas na população do município são eficazes contra o mesmo.

A P1 surgiu em dezembro de 2020 e se espalhou bem rapidamente pelo Brasil, mas só foi identificada como variante em janeiro no Japão, em viajantes que voltaram da região amazônica. Assim como a variante sul-africana, a P1 tem a mutação E484K, que poderia gerar mais reinfecções do que outras cepas, segundo alguns estudos, porque demanda mais anticorpos para resistir ao vírus.

 

“Todo cuidado ainda é pouco, enquanto não tivermos vacinado em massa nossa população, mesmo com o quantitativo de mais de 80% do público alvo imunizado, precisamos estar ainda mais atentos”, concluiu o Prefeito.

Fonte: Decom

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter