18/09/2021

Ciopaer e FAB fazem buscas por avião que desapareceu em MT

Uma aeronave de pequeno porte desapareceu na madrugada deste sábado (1º) quando sobrevoava uma região de serra no Oeste de Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo comandante do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Juliano Chiroli.

 

De acordo com Chiroli, o avião decolou da cidade de Pimenta Bueno (RO) com dois tripulantes – o piloto e o copiloto. Há ainda uma informação extraoficial de que haveria uma terceira pessoa. O destino final seria Cuiabá.

 

Ainda durante a madrugada o avião perdeu contato com órgãos de controle quando sobrevoava a Serra do Mangaval, que fica na região de Poconé.

Com isso, por volta de 5h da manhã, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para ir ao local do desaparecimento. Helicópteros do Ciopaer também ajudaram na operação.

 

“Eles [FAB] foram até o local com a equipe de paraquedistas para prestar o atendimento e tentar localizar essa aeronave. E por conta do mau tempo não conseguiram identificar e tomar ações seguintes”, disse Chiroli.

 

“Também decolamos com o helicóptero, mas pouco antes de chegar ao local que deveria concentrar as buscar, o helicóptero não conseguiu passar a serra por conta da neblina, chuva e mau tempo”, afirmou.

 

Por enquanto, nem a equipe da FAB, nem a do Cioapaer conseguiram avistar a aeronave.

 

As informações são de que a aeronave, modelo Cessna 182 P, estava com o certificado de aeronavegabilidade cancelado, em situação irregular.

 

Agora, tanto a FAB quanto o Ciopaer aguardam a melhora do tempo para retomar as buscas da aeronave.

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter