Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Share on google
Share on whatsapp

Conheça o teor do novo decreto do Poder Executivo municipal de Caarapó para conter o novo coronavírus


Caarapó equilibra ações de prevenção com medidas para estimular a economia local. Foto: Ilustração

A prefeitura de Caarapó publicou na segunda-feira (13) novo ato estabelecendo novas normas para conter o avanço do novo coronavírus no município. Trata-se do Decreto Municipal nº 036/2020, que, entre outras ações, estabelece novo horário de funcionamento do comércio local.

De acordo com o prefeito André Nezzi (PSDB), o objetivo central é a preservação de vidas humanas. “Porém, tanto quanto possível, vamos procurar buscar o equilíbrio da nossa economia, conciliando prevenção e produção”, observou. “Assim, estamos flexibilizando o horário de funcionamento do comércio e estabelecimentos do gênero, desde que sejam mantidos todos os cuidados necessários à contenção da circulação do vírus”, registrou o dirigente.

O ato do chefe do Poder Executivo municipal de Caarapó determina que o comércio em geral funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e no sábado, das 8h às 12h, com número reduzido de funcionários – dez ao dia, e atendimento simultâneo limitado a dez clientes, respeitando-se a distância mínima de dois metros entre eles. O comércio em geral e as empresas que se enquadram em serviços essenciais devem as exigências do Ministério da Saúde, restringindo as aglomerações e circulação de pessoas dentro dos estabelecimentos, bem como providenciem os EPI´s básicos, como álcool em gel, luvas e máscara facial para seus funcionários e clientes.

Restaurantes, lanchonetes, docerias, barbearias bar funcionarão das 9h às 20h. Supermercados, minimercados, mercearias, açougues funcionarão de segunda a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Indústrias e cooperativas funcionarão das 8h às 18h; padarias, de segunda a sábado, das 6h às 20h, e aos domingos, das 6h às 12h; farmácias, de segunda a sábado, das 6h às 22h, aos domingos, em regime de plantão; postos de combustíveis, diariamente, entre 6h e 22h. Contudo, essas empresas adotarão o uso de máscaras faciais, luvas e álcool em gel para os funcionários e clientes.

Clínicas de estética, salões de beleza, spas e esmaltarias funcionarão de segunda a sábado, das 9h às 16h30; escritórios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 8h às 12h, priorizando o atendimento individual agendado por telefone, trabalhando no máximo com dois clientes por vez. Para tanto, devem cumprir o distanciamento mínimo de dois metros entre eles, além de reduzir o número de funcionários para o atendimento, trabalhar com sistema de rodízio ou banco de horas, realizar a higienização recomendada pela OMS e adotar o uso de máscaras faciais, luvas e álcool em gel para os funcionários e clientes.

Clínicas médicas, fisioterapêuticas e odontológicas privadas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 8h às 12h, priorizando o atendimento individual dos pacientes, trabalhando no máximo com dois pacientes por vez, e ainda deverão realizar a higienização recomendada pela OMS e adotar o uso de máscaras faciais, luvas e álcool em gel para os funcionários e clientes.

Em rede social, o prefeito André Nezzi disse que, em contato com a Caixa Econômica Federal,  solicitou que a Lotérica Zebrinha funcione das 8h às 17h.

“Com esse novo decreto, procuramos atender melhor o nosso comércio, porém solicitei que haja mais rigor na fiscalização dos mesmos. Caso continuem ocorrendo desobediências constantes, estaremos multando esses locais e voltaremos a impor um horário mais rígido. Por isso, conto com a colaboração de todos, para que juntos cuidemos da saúde da nossa gente, tentando evitar ao máximo prejuízos à nossa economia”, pontuou o dirigente., acrescentando que “que todas as nossas decisões são tomadas em conjunto com o Comitê de Combate ao Coronavírus, que emite laudo técnico, Associação Comercial e consulta ao Ministério Público Estadual”.

Fonte:CaarapoNews