23/07/2021

Delegado confirma que João de Deus se entregará neste sábado (15/12)

O delegado-chefe da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, que comanda as buscas a João de Deus, disse ter entrado em contato com os advogados do líder da Casa Dom Inácio de Loyola, e que há acordo para ele se entregar ainda neste sábado (15/12).

Na sexta-feira (14/12), Fernandes havia dito que se o médium não se apresentasse até meio-dia de hoje, seria oficialmente declarado foragido. “Os defensores dele nos deram a certeza de que vai haver a apresentação, portanto, a questão do horário passa a ser irrelevante. Estamos só alinhando o local”, afirmou o delegado.

Acusado de cometer centenas de abusos sexuais, João de Deus entrou na mira até da Polícia Internacional (Interpol), que foi alertada para a possibilidade dele deixar o país. Nesse sentido, a Infraero – estatal que administra a maior parte dos aeroportos do país – também recebeu notificação sobre o caso: se o médium tentar embarcar em algum voo, as autoridades serão acionadas.

Desde a sexta-feira (14), policiais fizeram buscas em mais de 20 endereços, principalmente em Anápolis e Abadiânia, mas não o encontraram.No mesmo dia, a Justiça acatou o pedido do Ministério Público para efetuar a prisão preventiva do homem que diz fazer cirurgias espirituais.

Os advogados manifestaram preocupação com a integridade física do “líder espiritual”. Ao jornal O Popular, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Irapuan Costa Junior, disse que “parece que ele está escondido”.

João de Deus é acusado de centenas de abusos sexuais a mulheres que buscavam atendimento na Casa Dom Inácio de Loyola, centro espírita de Abadiânia (GO), Entorno do Distrito Federal.

A Justiça acatou pedido da força-tarefa da Polícia Civil de Goiás para a prisão de João de Deus. A defesa divulgou uma nota afirmando que pedirá habeas corpus contra a decisão, mas isso não exclui a apresentação espontânea. Segundo os defensores, a decisão do juiz é “ilegal e injusta”.

 

Jornalista: Ian Ferraz

Fonte: Metrópoles/15/12/2018-
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter