30/11/2021

Eleitor já pode denunciar candidatos no site do TRE-MS

Já está disponível ao eleitor de Mato Grosso do Sul o sistema Web Denúncia, uma plataforma do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) que permite ao cidadão fiscalizar os partidos e também ações dos candidatos.

 

De acordo com a Justiça Eleitoral, o eleitor precisa preencher um cadastro na ferramenta e depois detalhar quais possíveis infrações eleitorais foram praticadas.

 

O TRE afirma que a denúncia somente terá segmento se a infração estiver comprovada com indícios de seu cometimento, por meio do envio de foto, áudio ou vídeo, caso em que será dispensada a identificação do denunciante.

 

Caso se trate de notícia de futura prática da irregularidade eleitoral, ou seja, situações em que não seja possível anexar indícios de seu cometimento, a denúncia deverá obrigatoriamente conter a identificação do denunciante.
O sistema mostra ainda as estatísticas de denúncias feitas durante o período eleitoral de 2018, por meio de tabelas e gráficos contendo tipos e locais da infração, além de quantidades e percentuais.

Fonte;Midiamax / Camapuã News /20/08/2018