Em MS, sojicultores da região Sul ganham novas tecnologias para impulsionar a produtividade da safra de soja 2024/25

Spread the love

 

Estado passa a contar com variedades do Sistema Enlist®, biotecnologia da Corteva Agriscience que vem revolucionando a agricultura; além da inovação na semente, sistema conta com o herbicida Enlist Colex-D que oferece elevada eficácia no controle das invasoras e redução de até 90% no potencial de deriva

A safra de soja 2024/25 já está sendo iniciada pelo Brasil e deve ser de 167,09 milhões de toneladas, segundo estimativas da Datagro. Mato Grosso do Sul (MS) está entre os principais estados produtores da oleaginosa no país. Para auxiliar os produtores nos desafios da temporada, a Corteva Agriscience avança ao estado com o Sistema Enlist®, por meio de variedades com alto potencial produtivo, que possibilitam um melhor manejo de plantas daninhas e de lagartas.

“Mato Grosso do Sul vem crescendo sua área de soja ano após ano, cultura que desempenha um papel essencial na economia do Estado. Os sojicultores da região são tecnificados e atentos às novas tecnologias, por isso, estão sempre em busca de inovações para conquistarem altas produtividades. O Sistema Enlist® vem de encontro ao perfil e necessidades desses agricultores que enfrentam diversos desafios no manejo de plantas daninhas tolerantes ou resistentes ao glifosato como Buva, Leiteiro, Capim pé-de-galinha, Caruru, dentre outras. Lançamos a tecnologia no Brasil em 2021 e estamos muito satisfeitos com os resultados de produtividade e de manejo obtidos até o momento. Agora, com a chegada de variedades Enlist® E3 e Conkesta® E3 muito bem adaptadas às condições da região Sul do Mato Grosso do Sul, o produtor poderá evoluir sua produtividade, tendo melhores ferramentas no manejo de plantas daninhas e de lagartas”, ressalta Pedro Alcantara, Líder de Marketing Enlist®.

A inovação, que entra em sua quarta safra no Brasil, traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. O Sistema Enlist® é formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado à base de Boas Práticas Agrícolas. Variedades de soja com a tecnologia Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as variedades Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac), que auxiliam na proteção contra as principais lagartas na cultura, entre elas, a Lagarta-da-Soja (Anticarsia gemmatalis), Lagarta-Falsa-Medideira (Chrysodeixis includens), Lagarta-Elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-das-Maçãs (Chloridea virescens) e Lagarta-helicoverpa (Helicoverpa armígera).

Já no pilar de herbicidas, o Enlist® Colex-D® traz inovação por ser um novo sal de 2,4-D e uma nova formulação com eficácia comprovada no controle de plantas daninhas, redução no potencial de deriva de até 90% – quando aplicado com ponta com indução de ar-, ultrabaixa volatilidade e redução de odor, carascterísticos de formulações herbicidas a base de 2,4-D sal amina. Além disso, o produto traz muita flexibilidade ao agricultor, que pode aplicar o herbicida desde a dessecação pré-plantio (plante-aplique/aplique-plante) até a pós-emergência das variedades de soja Enlist®. Assim, proporciona um alto controle de plantas daninhas, reduzindo a mato-competição e maximizando o potencial produtivo.

A tecnologia Enlist® está disponível nas variedades de soja das marcas próprias da Corteva, além de marcas licenciadas. Para incentivar o uso responsável e garantir a longevidade da tecnologia, Enlist® segue os conceitos das Boas Práticas Agrícolas por meio do Programa Enlist® Certo®.

Destaque de altas produtividades para as variedades Enlist® E3 e Conkesta® E3

Na safra 2023/24 a soja Enlist® entregou produtividades acima da média do Estado. Destaque para a variedade BMXFúriaCE, que foi a campeã no ensaio de competição com 32 variedades, realizado na propriedade do agricultor Avelino Ruaro, em parceria com a Agrofacco, na cidade de Dourados, com produtividade média de 72,5 sacas por hectare (sc/ha) e vice-campeã no ensaio da Agroplan Consultoria, realizado em Rio Brilhante na área do Agricultor Evandro Nogueira Barbosa, com 83,1 sc/ha. Ainda em Rio Brilhante e Maracajú, os produtores Eduardo Sponchiado e Marcos Terol colheram ótimos resultados, respectivamente, 90,8 sc/ha e 82,5 sc/ha.

Destaque também para a variedade NEO 66E, que foi a campeã no ensaio de competição realizado pela Agroplan em Rio Brilhante, na propriedade de Evandro Nogueira Barbosa, com 87,2 sc/ha. Já em Aral Moreira, a variedade produziu 84,6 sc/ha na área do agricultor Airton Francisco de Jesus e em Maracaju 84,6 sc/ha, na propriedade de Marcos Terol.

Além desses excelentes resultados na região Sul do MS, ambas as variedades estão se destacando em outras regiões do Brasil, como mostra os resultados obtidos pela cooperativa Copacol em Cafelândia (PR), que realizou ensaio de competição com 77 variedades, tendo como campeã a variedade NEO 66E, com 277 sacas por alqueire (sc/alq), e a BMXFúriaCE na terceira colocação, com 267,5 sc/alq. A cooperativa Coamo também realizou um ensaio de competição de grande importância na cidade de Brasilândia do Sul (PR) com 31 variedades, e teve como campeã a BMXFúriaCE. com 186,3 sc/alq. Além da NEO 66E na terceira colocação, com 182,6 sc/alq, resultados que comprovam ainda mais o potencial dessas duas variedades em diferentes regiões.

Sobre a Corteva

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Pular para o conteúdo