Uma frente fria atingirá o Centro-Oeste e o Sudeste durante os próximos dias, trazendo chuvas e uma queda nas temperaturas que vão aliviar a estiagem e a onda de calor em alguns municípios. Uma frente fria começou a avançar pelo Brasil na noite desta última quarta-feira (11), quando começa a causar chuvas nos municípios do Rio Grande do Sul. Ao longo dessa quinta-feira (12) e da sexta-feira (13), o sistema avançará pelo restante do estado gaúcho e começará a causar chuvas também em Santa Catarina e Paraná.
Entre a noite de sábado (14) e o domingo (15), a frente se desloca e começa a causar chuvas também no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. O sistema trará um aumento da nebulosidade em praticamente toda a região Centro-Oeste e Sudeste durante o fim de semana, o que por si só já ajuda a atenuar a incidência de radiação solar.
O sistema continua se deslocando durante a segunda-feira (16) e se dissipa gradualmente na terça-feira (17), após se deslocar para o Oceano Atlântico. Ao todo, os municípios litorâneos de São Paulo, assim como alguns pontos isolados do Mato Grosso do Sul, podem registrar volumes altos de 100 a 200 mm de chuva – algo que já não acontecia a vários meses.
A partir do sábado (14), uma frente fria avança e provoca chuvas no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Alguns municípios podem registrar acumulados entre 100 e 200 mm. Além disso, a frente traz nebulosidade para todo o Centro-Oeste e Sudeste. Após sua passagem, uma massa de ar frio ocasiona em uma queda nas temperaturas, com mínimas que podem ficar abaixo dos 10°C no Vale do Paraíba. Como um todo, a frente deve trazer um breve alívio para a seca e a onda de calor no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Fonte: METEOREDTEMPO.COM