Na próxima quarta-feira (22), os municípios sul-mato-grossenses que aderiram ao programa MS Ativo, lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, darão início à jornada de capacitação voltada para a elaboração dos planos que formalizarão os pactos de resultados entre o Estado e as prefeituras, marcando a terceira fase do programa.
Destinada a gestores municipais e agentes de articulação das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, a capacitação oferece aprendizado focado na superação de desafios que exigem esforços conjuntos, apresentando aos participantes estratégias para enfrentar essas questões de forma eficaz.
Os conteúdos abordados incluem o uso de ferramentas, metodologias de gestão e a promoção da integração entre diferentes áreas envolvidas, estimulando o engajamento dos municípios e o compartilhamento de experiências e boas práticas.
A capacitação é realizada em parceria com a EscolaGov (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Sebrae e as secretarias estaduais de Saúde, Educação e Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), contando ainda com o apoio técnico da Macroplan Consultoria e Analytics.
Serão realizados dois encontros online e um presencial em Campo Grande, com a oferta de materiais de apoio para auxiliar no aprendizado. Os municípios terão uma equipe dedicada para fornecer suporte contínuo, garantindo o máximo aproveitamento da jornada de capacitação.
Programação das Oficinas:
Oficina 1: O programa e seus desafios (online)
Data: 22/05
Horário: 8h às 11h
Oficina 2: Elaboração dos planos de ação (online)
Data: 28/05
Horário: 8h às 11h
Oficina 3: Detalhamento dos planos de ação (presencial)
Data: 04, 05 ou 06/06 (em escalas)
Horário: 8h às 12h ou 14h às 17h30
MS Ativo – Fase 3
A terceira fase do programa MS Ativo tem como base o municipalismo colaborativo, um princípio que visa uma nova abordagem de gestão municipal com foco em evidências e resultados. Serão desenvolvidas estratégias junto aos municípios para superar desafios através de um trabalho multidisciplinar e em rede, promovendo o compartilhamento de boas práticas nas áreas de saúde, educação e ambiente de negócios.
Fonte: