22/09/2021

Não vai querer ignorar estes sinais que podem surgir na sua urina

Entre as alterações no organismo não tão óbvias, está o estado da própria urina: um tom amarelo claro e sem impurezas, é como deve ser o líquido. Tudo o que se afastar deste aspeto pode querer dizer que algo se passa com a sua saúde. A Women’s Health norte americana aponta oito possíveis motivos.

Não está a beber água suficiente: A falta de hidratação pode-se refletir, também, numa urina de cor bem mais concentrada, o que é facilmente entendido. Se bebe a mesma quantidade de água ‘de sempre’, mas passou a beber mais café, importa aumentar a dose de água, já que a cafeína desidrata muito o corpo, o mesmo acontece se passa a comer alimentos muito mais salgados, o que pode acontecer, por exemplo, caso passe uma semana de viagem durante a qual deixe de lado os bons hábitos alimentares.

Tem uma infeção no trato urinário: Se alguma bactéria infetou os fins, uretra ou a própria bexiga, é muito provável que um dos sintomas seja alterações no estado da urina que fica bem mais opaco. Nestes casos, antibióticos podem ser o suficiente para resolver o problema.

Sofre de vaginite: Traduz-se como uma inflamação na vagina que pode resulta de uma reação alérgica a certos produtos de higiene e limpeza. É bastante comum tal acontecer devido a sabonetes de higiene íntima de mulher. O resultado? Urina bastante concentrada com odor forte.

Tem uma infeção sexualmente transmissível: São situações diferentes da vaginite. Neste caso, fala-se especificamente de gonorreia ou clamídia cujos efeitos começam nas alterações à urina e propagam-se para outros mais graves como lesões na uretra.

Tem pedra no rim: Um caso bastante doloroso quem advém da má alimentação e/ou falta de hidratação. A formação de pedras na zona dos rins leva a vários riscos entre os quais sintomas associados à própria urina

A sua urina tem sangue: Esta é uma possível consequência de pedra nos rins ou dificuldades no trato urinário, por exemplo. Porque as porções de sangue que são passadas para a urina são pequenas, o sangue não fica propriamente vermelho, mas com um tom mais vivo

Sofre de doença crónica nos rins: Tal é um caso bastante expecífico e pouco provável, contudo, pode acontecer e a urina é um dos primeiros sintomas que se identifica

Tem diabetes: A diabetes também se reflete na urina, já que os diferentes níveis de glucose no sangue se relacionam com a própria urina.

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter