A construção da Ponte Bioceânica, que ligará o Paraguai e o Brasil através do Rio Paraguai, avança a bom ritmo e atingiu 59,27% de avanço. Este trabalho é considerado peça-chave para a integração regional.
O corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros liga os dois maiores oceanos do planeta, do Atlântico ao Pacífico pelos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina.
A nova infraestrutura ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), constituindo parte fundamental da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que permitirá uma ligação mais ágil entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Isso reduzirá os tempos de transporte e posicionará o Chaco paraguaio como ponto estratégico no circuito comercial internacional.
Do lado paraguaio, as obras mais recentes incluem a instalação de lajes de concreto nas calçadas da ponte, destinadas aos pedestres.
Avançou-se também na construção de uma das torres principais, conhecida como “Pila 13”, onde estão a ser finalizadas as estruturas que suportarão grande parte do peso da obra.
Do lado brasileiro, novas estruturas estão sendo construídas no acesso à ponte, como o viaduto que permitirá a entrada fluida de veículos. Além disso, estão a ser realizados trabalhos de instalação de reforços, componente essencial para garantir a resistência e segurança da infraestrutura.
A nova passagem de fronteira é financiada pela Itaipú Binacional e está sob supervisão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC). Com a sua conclusão, espera-se melhorar a logística local e internacional, conectando-se mais diretamente aos mercados.
Fonte: Mopc-PY