18/09/2021

PF entrega ao STF relatório final de inquérito de Temer

A Polícia Federal entregou na tarde desta terça-feira (16) o relatório final do inquérito dos Portos, que investiga o presidente Michel Temer (MDB) ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Barroso deve encaminhar o inquérito para a Procuradoria Geral da República se manifestar. O prazo para que a PGR se pronuncie é de até 15 dias.

 

Desde novembro do ano passado, o delegado Cleyber Malta Lopes investiga se empresas do setor portuário pagaram propina em troca de um decreto presidencial.

 

Em maio de 2017, o presidente Michel Temer ampliou de 25 para 35 anos o prazo de contratos de concessões de empresas portuárias, podendo chegar a até 70 anos.

 

O inquérito dos Portos foi aberto pelo ex-procurador da República, Rodrigo Janot, depois de delação de executivos do Grupo J&F, que denunciaram pagamentos de propina a agentes políticos, entre eles Michel Temer e o ex-assessor dele, Rodrigo Rocha Loures.

 

Durante 11 meses, a PF investigou a edição do decreto e pessoas ligadas ao presidente Michel Temer, como o Coronel João Baptista Lima Filho.

 

O Coronel Lima é amigo de Temer há mais de 30 anos e sócio da empresa de arquitetura Argeplan.

 

A suspeita da PF é que a empresa tenha sido usada para receber propina do setor portuário, pelo Coronel Lima e seu sócio, Carlos Alberto Costa, em nome do presidente Michel Temer.

 

A PF também investigou ao longo de quase um ano uma reforma feita na casa da filha do Presidente, Maristela Temer.

 

O imóvel passou por obras entre 2013 e 2015 e a suspeita da PF é de que pelo menos 1 milhão de reais tenha vindo do setor portuário.

 

Executivos do grupo J&F, donos da Eldorado Celulose, que atua no Porto de Santos, disseram à PF que repassaram 1 milhão de reais ao coronel João Baptista Lima Filho, em 2014, na sede da Argeplan, a pedido do presidente Temer.

Por Patrícia Falcoski, TV Globo — São Paulo / Camapuã News/16/10/2018

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter