13/06/2021

PORTAL VAI DIVULGAR AÇÕES DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID

O objetivo é oferecer informações consolidadas aos cidadãos e facilitar o controle social das ações empreendidas.

O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) realiza na quinta-feira (15/4), às 15 horas, no horário de Mato Grosso do Sul (16h horário de Brasília), a live de lançamento do hotsite Nacional dos Tribunais de Contas – monitoramento da vacinação contra a Covid-19.

O hotsite é uma iniciativa do Conselho, com apoio da ABRACOM, ATRICON, IRB, TCU, TCE-MT, TCMGO e MPC/TCMGO, e reúne as ações de fiscalização e os planos de vacinação contra a Covid-19, dos estados, municípios e Distrito Federal. A transmissão será pelo canal do CNPTC no YouTube, com a participação dos Tribunais de Contas e das entidades do sistema de controle externo.

O VacinaCovid-19TC surgiu a partir da necessidade de uma atuação sistêmica, cooperativa e sinérgica dos Tribunais de Contas brasileiros que tem como objetivo oferecer informações consolidadas aos cidadãos e facilitar o controle social das ações empreendidas.

O presidente do Conselho Nacional de presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, destacou que a ferramenta disponibilizada reúne informações acessíveis a todos, permitindo rápidas conclusões sobre a existência ou não dos planos de vacinação. “Evidentemente, a solução agrupada sob a forma de 27 hotsites estaduais, geridos pelos respectivos TCs, congregados a um hotsite nacional comandado pelo CNPTC, é apenas a primeira parte do trabalho. Demanda, naturalmente, a adesão dos Tribunais, a designação e qualificação de colaboradores e a alimentação com os dados de cada ente municipal, de modo a estabelecer o mosaico dinâmico da evolução da vacinação em todo o território nacional.”

Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, ao agregar, em ferramenta tecnológica eficiente e de fácil acesso, todas as informações relevantes sobre o combate à covid-19, com prioridade para os números da vacinação, a iniciativa do CNPTC reforça o protagonismo social e institucional dos Tribunais de Contas no enfrentamento da pandemia.

“Pela importância decisiva que os dados aferidos e divulgados pelas cortes estaduais terão para definir estratégias locais ou para respaldar mudanças emergenciais, a iniciativa projeta-se como instrumento essencial para estados e municípios ganharem eficiência no combate à covid-19”, destaca o presidente Iran Coelho das Neves.

O lançamento do hotsite poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal de Youtube do CNPTC.

Fonte:

Tania Barata Sother