24/07/2021

Reinaldo se reúne com nove prefeitos e discute ações emergenciais para cidades atingidas pela chuva

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reúne nesta quinta-feira (22), com prefeitos de nove municípios atingidos pelas chuvas e cheias dos rios em Mato Grosso do Sul. Azambuja desembarca às 10h30, no 9° Batalhão de Engenharia e Combate, em Aquidauana.

Segundo a assessoria de imprensa, a reunião com os prefeitos está prevista para acontecer às 11 horas, no Sindicato Rural. Os representantes de Anastácio, Bela Vista, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Aquidauana devem discutir junto com o governador ações emergenciais para os municípios.

Por conta das chuvas, o rio Aquidauana amanheceu nesta quarta-feira (21), com volume de água superior a 10 metros acima do nível e já não é possível mensurar porque a régua está submersa. A cheia deste ano já está sendo comparada com a de 2011, quando o nível do rio atingiu 10,70 metros e foi a maior da série histórica registrada.

Na cidade, dezenas de famílias estão desabrigadas e as duas pontes que ligam Aquidauana a Anastácio estão embaixo d’água. O Exército improvisou uma travessia para pedestres com barcos.

A chuva registrada em várias cidades de Mato Grosso do Sul nesta semana surpreendeu também os moradores e turistas de Bonito. As cenas registradas em vídeo, que mostram o Balneário Municipal da cidade inundado, divulgadas em rede social, também provocaram preocupação.

O Rio Formoso transbordou após mais de 12 horas de chuva ininterrupta e não teve por onde escoar todo o volume a mais. Nas imagens, aparece o mais frequentado passeio turístico da cidade, completamente coberto pela água, turva e com forte correnteza em alguns pontos.

Fonte;Topmidia News/22/02/2018

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter