13/06/2021

Show no céu: hoje tem Lua de Sangue, eclipse e Marte mais perto

É nesta sexta-feira! Quem olhar para o céu no começo da noite vai poder acompanhar o eclipse total da Lua, a Lua de Sangue e Marte ‘mais perto’. O eclipse total da Lua será o mais longo do século 21, com duração de 102 minutos. No Brasil, dependendo da localidade, será visível por cerca de uma hora, mas somente a metade final do eclipse. Além do fenômeno, será possível observar a Lua de Sangue.

Mas, calma! A Lua não vai ficar exatamente vermelha. É assim que é chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total.

O início do eclipse total será às 15h30 (horário de MS), mas nesse horário a Lua ainda não é visível no Brasil. Para os campo-grandenses, a lua vai nascer no horizonte às 17h18 (horário de MS) e será possível ver o fenômeno apenas parcialmente até 18h19 (horário de MS). Será possível acompanhar o eclipse a olho nu, mas um binóculo ajuda ainda mais. A dica é procurar um local mais a leste e aberto, com pouca luz artificial.

A capital que terá maior visibilidade do eclipse será Recife e, quanto mais ao litoral, melhor será a visibilidade. De acordo com os astrônomos, não será possível acompanhar a totalidade do eclipse no Brasil, pois quando a lua aparecer no horizonte leste brasileiro no final da tarde, ela já estará eclipsada.

Além do eclipse e da Lua de Sangue, a visibilidade dos planetas no céu de julho está maior. principalmente Marte que está em máxima brilhância e estará próximo da Lua no dia do eclipse: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste. Marte que está em máxima brilhância e estará visível a leste logo no início da noite, um pouco mais alto que a Lua.

Eclipse

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.O eclipse da lua é

O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.

Fonte;Midia Max/27/07/2018