23/09/2021

TSE recebe 16 pedidos de impugnação contra a candidatura de Lula

Conforme informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato à Presidência da República com maior número de contestações. O tribunal confirmou na manhã desta quinta-feira (23/8) que, ao todo, recebeu 16 pedidos de impugnação em relação ao registro de candidatura do petista para as eleições em outubro deste ano.

A petição mais recente foi encaminhada na quarta-feira (22/8), ao TSE, pelo candidato a deputado Marco Vinicius Pereira de Carvalho. Depois que o pedido de registro de Lula foi formalizado no TSE em 15 de agosto, a candidatura do ex-presidente foi alvo de outras 15 ações de impugnação. O prazo para encaminhar solicitações com essa finalidade foi encerrado às 23h59 da última quinta.

O petista está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal (PF), após ser condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso Triplex do Guarujá (SP). A condenação o torna inelegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Com o término do prazo para encaminhar ações de impugnação, a defesa do ex-presidente da República deve ser notificada para se manisfestar em até sete dias. O relator responsável pelo pedido de Lula é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. O magistrado pretende imprimir ao registro do petista rito semelhante ao previsto para qualquer outro candidato na disputa da corrida presidencial.

Confira as impugnações em relação à candidatura de Lula (PT):

Aprovação de candidaturas Nesta quinta-feira (23/8), o TSE aprovou os pedidos de registro de candidatura de Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e João Amoedo (Novo).

 

Jornalista: Ingred Suhet

Fonte: Metrópoles/23/08/2018
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter