O PDM consiste na consolidação de uma rota para ações concretas de desenvolvimento local em Bela Vista e foi elaborado a partir de diversas escutas dentro do município. Trata-se de um plano para execução no período 2025-2028 e com compromisso de deixar legado. O prefeito de Bela Vista, Gabriel Boccia, destacou que houve mobilização na cidade para identificar e reconhecer problemas locais, com formatação de um plano estratégico para ser executado para suprimir essas demandas.

“Construímos um plano pensando no que vai ser melhor para Bela Vista. Temos um apoio grande, com todos os vereadores, todos os secretários e vamos ter o engajamento da sociedade. Esse é um planejamento estratégico que faz sentido para a nossa realidade. Reconhecemos os problemas que temos e elaboramos um plano para tratar dessa nossa condição, em diferentes eixos. Não será algo do dia para a noite, mas temos uma estratégia e metas”, explicou o chefe do Executivo no Cine São José, onde estavam mais de 140 pessoas.

Para o prefeito de Bela Vista, Gabriel Boccia, o PDM representa os avanços estruturais que serão realizados no município
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o PDM permitiu clarear as oportunidades que a região fronteiriça de Bela Vista possui e o momento é de engajamento coletivo para aproveitamento dessas condições.
“O Sebrae trouxe ferramentas para permitir que a população possa participar e atuar nessas ações de desenvolvimento. Nessa construção, tivemos o envolvimento dos pequenos negócios e grandes empresas. O empreendedor deve buscar as oportunidades dessa região e ajudar a desenvolver ainda mais esse município tão bonito, com uma história religiosa tão importante, com suas histórias da época da Guerra do Paraguai. Essa é uma fronteira que tem oportunidades e a Prefeitura está investindo nesse projeto”, reforçou Mendonça.
Através das ações do Sebrae/MS, a população pode estar integrada nas ações do Cidade Empreendedora, conforme explica o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça

No lançamento, o governo do Estado, por meio da Semadesc, esteve presente com o analista Vagner Alexandre Teixeira.

“Oportunidades estão surgindo para Bela Vista tanto por conta de produtos que podem agregar ao que já existe aqui, como outros que vão chegar com a fronteira, a Rota Bioceânica. Já temos instrumentos técnicos para fazer tudo isso acontecer, nessa parceria com o governo do Estado, com o Sebrae, com o poder público local, os empreendedores da cidade. É um potencial enorme que a Semadesc analisa para esse local e acreditamos nesse desenvolvimento”, explicou.

O representante da Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira, reforçou a importância das parcerias institucionais para o sucesso do PDM de Bela Vista