Skip to content
cropped-cropped-BELA-VISTA-MS-NEWS-1.png

Primary Menu
  • Sobre
  • Bela Vista
  • Policial
  • Brasil
  • Bela Vista PY
  • Esporte
  • Cultura
  • Publicidade
  • Contato
Light/Dark Button
Pesquisar
  • Home
  • Esporte
  • BENEFICIÁRIO DO BOLSA ATLETA, YELTSIN JACQUES REPRESENTA O BRASIL NO MUNDIAL DE ATLETISMO NA ÍNDIA
  • Esporte

BENEFICIÁRIO DO BOLSA ATLETA, YELTSIN JACQUES REPRESENTA O BRASIL NO MUNDIAL DE ATLETISMO NA ÍNDIA

Jair Bispo Evangelista Junior 18/08/2025
WhatsApp-Image-2025-08-06-at-10.49.40

 

O multicampeão Yeltsin Jacques foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, que será realizado em Nova Deli, capital da Índia. A competição está marcada para acontecer entre 27 de setembro e 5 de outubro. O sul-mato-grossense é contemplado pelo Bolsa Atleta MS, programa do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

A delegação brasileira foi convocada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e contará com 50 atletas e 10 atletas-guia. Esta será a 12ª participação do Brasil em um Mundial da modalidade.

Yeltsin Jacques escreveu um capítulo marcante na história do paradesporto ao conquistar o bicampeonato paralímpico na Paralimpíada de Paris, em 2024. Ele venceu a prova dos 1.500 metros da classe T11 (voltada a atletas com deficiência visual), com o tempo de 3min55s82, superando seu próprio recorde mundial, anteriormente registrado em Tóquio-2020, com 3min57s60. Com esse resultado, somou sua segunda medalha na edição parisiense e elevou para quatro o total de conquistas em Jogos Paralímpicos, incluindo os dois ouros obtidos no Japão.

Aos 33 anos, o atleta consolida seu nome entre os grandes ícones do paratletismo mundial. “Estamos muito bem preparados, eu e os meninos, bem treinados, mais uma vez prontos para mais um Mundial. Este será o sexto da minha carreira e me sinto muito orgulhoso por mais uma vez representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul nas principais competições do mundo, especialmente na maior competição do ano”, afirma Yeltsin.

O paratleta também refletiu sobre a responsabilidade de competir no mais alto nível, diante das marcas que já conquistou. “Sou o atual campeão paralímpico, campeão mundial e também recordista mundial. Isso traz uma responsabilidade enorme. Sei que preciso chegar lá e dar o meu melhor, porque hoje sou referência para muitos atletas que estão se preparando. A principal meta, para muitos, é me superar. Por isso, me dedico todos os dias a me superar também, a alcançar o meu melhor desempenho e, claro, trazer mais medalhas para que possamos comemorar mais uma vez aqui no Mato Grosso do Sul”.

Nascido em Campo Grande, o atleta compete ao lado de seu guia Guilherme Santos, com quem mantém total sintonia nas provas. A parceria contribui para o domínio brasileiro nas provas de meio fundo e fundo no cenário paralímpico internacional. Além de Guilherme, outros atletas-guia de Mato Grosso do Sul também foram convocados para o Mundial: Maurinaldo dos Santos e Edelson de Ávila Almeida.

Desde 2021, Mato Grosso do Sul é pioneiro na valorização dos atletas-guia ao instituir a Bolsa Atleta-Guia, sendo o primeiro estado do país a reconhecer oficialmente o papel essencial desses profissionais no rendimento esportivo. A política estadual serviu de referência e agora integra também os programas de incentivo do governo federal.

Além de garantir suporte ao atleta com deficiência, o programa assegura ao guia as condições necessárias para alcançar alto desempenho nas competições. Guilherme Santos, que também é beneficiário da bolsa estadual, vem ganhando projeção nacional pelo trabalho que desempenha no paradesporto. Esta será sua quarta participação no campeonato mundial.

“Para você ser um atleta-guia, você tem que amar aquilo, tem que amar guiar e, junto com a parceria, junto com seu atleta, durante todo o período de não só treinamento, mas fora dos treinos também, ter compreensão, acho que fortalece muito. E quando chega ali na hora da prova, é só traçar aquilo que foi feito nos treinos”, relata o atleta-guia.

Guilherme também destaca o avanço do paradesporto em Mato Grosso do Sul e o papel das novas gerações nesse cenário. “Temos muitos talentos surgindo na base, e acredito que o desempenho dos atletas daqui nas competições internacionais tem dado visibilidade ao paradesporto sul-mato-grossense. O Brasil hoje é a quinta potência mundial no paradesporto, e isso mostra como estamos crescendo não só aqui no estado, mas em todo o país”.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de capa: Silvio Avila/CPB

Post navigation

Previous: ATENÇÃO PRODUTOR RURAL: NOVA PORTARIA REGULAMENTA VENDA ESTADUAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL EM MS
Next: HOSPITAL REGIONAL INICIA FASE DE ESTRUTURAÇÃO E CONTRATAÇÕES EM DOURADOS

Relacionadas

foto-de-capa-Bolsa-Atleta-e-Tecnico
  • Esporte

FUNDESPORTE ABRE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA ATLETA E BOLSA TÉCNICO EM MS

admin 19/02/2026
603794942_1368927175028811_7671118965072399769_n
  • Esporte

FLAMENGO E CORINTHIANS DISPUTARÃO SUPERCOPA REI 2026; VEJA DATA DO CONFRONTO

admin 22/12/2025
final-globo-copa-br_9048
  • Esporte

TÍTULO DO CORINTHIANS CONTRA O VASCO FAZ GLOBO TER MELHOR AUDIÊNCIA DESDE AS ELEIÇÕES

admin 22/12/2025

Campanha Cidadania

300X300

Publicidade

Não é fé em tecnologia. É a fé nas pessoas.

Publicidade

Sem nome (A2 (paisagem)) (1)

Quer aumentar a visibilidade de sua marca?

a7eb9390e80d489787e6a9c9f6a091fc
Post instagram anuncie online minimalista preto e verde
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.