Skip to content
logo 3

Primary Menu
  • Sobre
  • Bela Vista
  • Policial
  • Brasil
  • Notícias da fronteira
  • Esporte
  • Cultura
  • Publicidade
  • Contato
Light/Dark Button
Pesquisar
  • Home
  • Economia
  • CONSULTA AO 1º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR 2026 SERÁ LIBERADA NESTA SEXTA-FEIRA
  • Economia

CONSULTA AO 1º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR 2026 SERÁ LIBERADA NESTA SEXTA-FEIRA

admin 21/05/2026 3 minutes read
IMPOSTO-DE-RENDA-2

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (22), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2026. A expectativa do Governo Federal é de realizar o maior pagamento já feito em um primeiro lote, com cerca de 9 milhões de restituições.

O número oficial de contribuintes contemplados e o valor total que será pago devem ser divulgados pela Receita também nesta sexta.

 

Como consultar o 1° lote de restituição do Imposto de Renda 2026

Para verificar se foi incluído no lote, o contribuinte deverá acessar o portal oficial da Receita Federal, informar CPF, data de nascimento e selecionar o ano-exercício de 2026.

A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para celulares e tablets Android e IOS. Além da restituição, o sistema permite consultar a situação cadastral do CPF.

 

Pagamento da restituição

O pagamento do primeiro lote está previsto para o dia 29 de maio, mesma data em que termina o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2026.

Segundo a Receita Federal, os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 10 de maio disputam vagas neste primeiro pagamento.

A prioridade continua sendo destinada aos grupos previstos em lei, como idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Também entram na lista prioritária quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento via Pix.

 

Confira a ordem de prioridade para restituição:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos a partir de 60 anos;
  • Pessoas com deficiência ou doença grave;
  • Contribuintes cuja maior renda venha do magistério;
  • Quem usou declaração pré-preenchida e escolheu restituição via Pix;
  • Quem utilizou apenas uma dessas opções;
  • Demais contribuintes.

 

Após os grupos prioritários, a Receita segue a ordem de envio das declarações. Ou seja: quem entrega antes, tende a receber antes.

 

Confira o calendário de restituição:

  • 1º lote: 29 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto.

 

A Receita também anunciou um lote especial previsto para 15 de julho. A ideia é contemplar pessoas que têm valores a receber, mas não estavam obrigadas a declarar o Imposto de Renda.

Prazo de entrega da declaração

O prazo para entrega da declaração termina em 29 de maio. A estimativa é receber cerca de 44 milhões de declarações em 2026.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada em 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.

Post navigation

Previous: EXAME TOXICOLÓGICO PASSA A SER EXIGIDO PARA PRIMEIRA CNH EM MS
Next: SUDECO CONHECE PROJETOS QUE PODEM TRANSFORMAR BELA VISTA NOS PRÓXIMOS ANOS

Relacionadas

38c8a0_cong_materia_manual_betsbrunoperesabr
  • Brasil
  • Economia

MP DAS BETS; SAIBA O QUE MUDA E QUAIS OS PRAZOS

admin 28/09/2026
WhatsApp Image 2026-09-08 at 09.10.11
  • Bela Vista
  • Economia

PROCON DE BELA VISTA RECEBE PROGRAMA QUE OFERECE ATÉ 20% DE ECONOMIA NA CONTA DE LUZ

admin 08/09/2026
6f55ad9bf272abd41eb306e22307c538
  • Economia

MEGA-SENA SORTEIA PRÊMIO ACUMULADO DE R$ 50 MILHÕES NESTA QUINTA-FEIRA

admin 20/08/2026
WhatsApp Image 2026-07-09 at 15.50.11

Publicidade

Sem nome (A2 (paisagem)) (1)

Quer aumentar a visibilidade de sua marca?

a7eb9390e80d489787e6a9c9f6a091fc
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.