O Governo de Mato Grosso do Sul antecipou o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais. A previsão é que o valor esteja disponível no dia 10 de dezembro (quarta-feira).
Ao todo, cerca de 81.997 servidores ativos e inativos receberam a primeira parcela no entre os dias 23 e 24 de setembro. Já a segunda parcela, prevista para o dia 13 de dezembro, recebeu antecipação, injetando aproximadamente R$ 300 milhões na economia do estado.
No primeiro quadrimestre de 2025, a despesa com a folha de pagamento dos servidores correspondeu a 46,92% da receita corrente líquida do estado, conforme apurado pelo g1. O percentual está abaixo do limite máximo de 49%, definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O valor do 13º depende do salário bruto e do tempo trabalhado no ano, o que costuma gerar algumas dúvidas entre os trabalhadores.
Conhecido como um “salário extra”, esse benefício é garantido por lei e, normalmente, é pago em duas parcelas, cada uma com datas definidas.
A legislação brasileira determina que a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro. Mas, como este ano essa data cai em um domingo, os depósitos serão feitos antes, garantindo que todos recebam o valor dentro do prazo legal.
Fonte: G1MS
