Skip to content
logo 3

Primary Menu
  • Sobre
  • Bela Vista
  • Policial
  • Brasil
  • Notícias da fronteira
  • Esporte
  • Cultura
  • Publicidade
  • Contato
Light/Dark Button
Pesquisar
  • Home
  • MS
  • MS ENTRA EM ALERTA POR RISCO AO GADO DURANTE FRIO
  • Agronegócio
  • MS

MS ENTRA EM ALERTA POR RISCO AO GADO DURANTE FRIO

Jair Bispo Evangelista Junior 11/05/2026 3 minutes read
Criacao-de-gado-Foto-Bruno-Rezende-32-1024x576-1

Com a aproximação da primeira frente fria de 2026 e o início do período do ano com maior incidência de quedas bruscas de temperatura, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio de Nota Técnica, reforça o alerta aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul sobre os riscos de mortalidade de animais por hipotermia. A orientação é para que medidas preventivas sejam adotadas de forma antecipada, especialmente em propriedades com bovinos mantidos a campo.

Segundo a Iagro, as condições climáticas extremas representam um desafio significativo para os rebanhos, principalmente quando há combinação de frio intenso, chuva e ventos fortes por períodos prolongados. Em 2023 e 2024, a Agência recebeu diversas notificações de mortes de animais associadas à hipotermia, sobretudo de bovinos. Já em 2025, não houve registros oficiais desse tipo de ocorrência.

De acordo com a nota técnica emitida pela Iagro, fatores como estado nutricional, escore corporal, idade, raça e ausência de abrigo adequado influenciam diretamente na resistência dos animais às baixas temperaturas. Animais debilitados ou mais jovens tendem a ser os mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso.

Para minimizar os impactos das intempéries, a Iagro recomenda que os produtores adotem medidas de manejo preventivo, como recolher os animais em piquetes com capões de mata ou barreiras naturais e artificiais que reduzam a incidência de ventos frios. A orientação também é evitar manter os rebanhos em áreas próximas a corpos d’água e oferecer abrigo aos animais mais sensíveis, facilitando a assistência e o acompanhamento do manejo.

Outra recomendação importante é reforçar a alimentação do rebanho durante os períodos de frio, com suplementação de forragens, volumosos ou concentrados. A medida ajuda a compensar a redução da disponibilidade de pastagens e auxilia na recuperação dos animais submetidos ao estresse fisiológico provocado pelas baixas temperaturas.

A agência também orienta que propriedades que registrarem mortalidade acima dos índices considerados normais comuniquem imediatamente a ocorrência à Iagro. O Serviço Veterinário Oficial vai realizar inspeção para verificar a situação e efetuar a baixa do estoque dos animais mortos. Nos casos em que a visita técnica não for possível, o produtor deverá apresentar laudo veterinário particular.

Além disso, a remoção rápida das carcaças é considerada essencial para evitar riscos sanitários, como a ocorrência de botulismo e outras enfermidades associadas à putrefação.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação adicional, os produtores podem entrar em contato com a Iagro pelo WhatsApp: (67) 99961-9205.

Marcelo Armôa, Semadesc

Post navigation

Previous: SEDE DA AGESUL EM BELA VISTA RECEBE NOME DE ENGENHEIRO FERNANDO JORGE DE BARROS
Next: BELA VISTA REGISTRA MANHÃ GELADA COM AVANÇO DO FRIO EM MATO GROSSO DO SUL

Relacionadas

IMG_20260612_080949
  • MS
  • Rota Bioceânica

OBRA DA PONTE BIOCEÂNICA ENTRA NA FASE DECISIVA

admin 15/06/2026
Congresso-Assomasul-Foto-Bruno-Rezende-11-scaled
  • MS

4º CONGRESSO DOS MUNICÍPIOS AMPLIA DIÁLOGO ENTRE ESTADO E PREFEITURAS SUL-MATO-GROSSENSES

admin 11/06/2026
canva-2026-06-03t074910.715
  • MS

MATO GROSSO DO SUL DECRETA EMERGÊNCIA AMBIENTAL POR RISCO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

admin 03/06/2026

Publicidade

BV-NEWS_350X350_COPA-PLAN

Campanha Democracia é ação!

banner_web_democraciaeacao_alems_500x500

Publicidade

Sem nome (A2 (paisagem)) (1)

Quer aumentar a visibilidade de sua marca?

a7eb9390e80d489787e6a9c9f6a091fc
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.