A primavera chega com instabilidade em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (22), marcada por risco de temporais em diferentes regiões do Estado.
Em Bela Vista, a semana começa com temperaturas mais amenas, mas o calor retorna gradualmente e deve marcar os próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esta segunda-feira (22) será de tempo predominantemente nublado, com mínima de 12°C e máxima de 21°C.
O avanço de uma frente fria associado ao ar quente e úmido da região Norte favorece a formação de nuvens carregadas, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento que podem superar 60 km/h, descargas elétricas e possibilidade localizada de queda de granizo.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os acumulados de chuva podem passar de 40 milímetros em 24 horas, principalmente no centro-sul. A massa de ar frio que acompanha a frente fria deve provocar queda acentuada das temperaturas.
Na terça-feira (23), os termômetros já sobem, podendo chegar a 28°C, e a partir de quarta-feira (24) o tempo fica ensolarado a parcialmente nublado, com máximas próximas a 30°C. O calor se intensifica até o sábado (27), quando a temperatura pode bater 35°C.
Nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, a previsão indica mínimas de 12°C a 14°C e máximas de 24°C a 27°C. No sudoeste e no Pantanal, oscilam entre 16°C e 22°C, com picos de até 31°C. Já no bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 17°C e 21°C, e as máximas podem chegar a 34°C. A mudança dos ventos, que começam de noroeste e passam para o sul ao longo do dia, reforça a instabilidade.
O Inmet emitiu dois avisos de tempestade com grau de severidade “perigo”, válidos até 23h59 desta segunda-feira. As áreas em alerta incluem municípios como Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas, Aquidauana, Naviraí, Costa Rica e Paranaíba. Os riscos potenciais são corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.
