Skip to content
cropped-cropped-BELA-VISTA-MS-NEWS-1.png

Primary Menu
  • Sobre
  • Bela Vista
  • Policial
  • Brasil
  • Bela Vista PY
  • Esporte
  • Cultura
  • Publicidade
  • Contato
Light/Dark Button
Pesquisar
  • Home
  • Bela Vista
  • SERVIDORES SE MOBILIZAM NA CÂMARA MUNICIPAL CONTRA DECISÃO QUE SUSPENDE PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS
  • Bela Vista

SERVIDORES SE MOBILIZAM NA CÂMARA MUNICIPAL CONTRA DECISÃO QUE SUSPENDE PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS

admin 11/11/2025
FB_IMG_1762896241237

Servidores públicos municipais de Bela Vista, lotaram o plenário da Câmara de Vereadores nesta segunda feira (10), durante sessão ordinária para protestar contra a suspensão da Lei Complementar nº 118/2024, que havia instituído o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários do município. A mobilização ocorreu após decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que determinou a paralisação dos efeitos da norma.

De acordo com o presidente do Simbel (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Bela Vista), cerca de 150 servidores participaram da manifestação. Uma assembleia da categoria foi marcada para esta terça-feira (11), às 18h, para discutir a possibilidade de paralisação.

A decisão do TJMS atendeu a Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pela própria Prefeitura de Bela Vista. No processo, o Executivo alegou que a lei criou 176 novos cargos sem estudo técnico de impacto financeiro e foi aprovada em período eleitoral, contrariando normas legais. Segundo a administração, essas irregularidades poderiam comprometer o equilíbrio fiscal, afetar o pagamento dos servidores e prejudicar a continuidade de serviços essenciais

Para cumprir a liminar, a Prefeitura editou o Decreto nº 1696/2025, suspendendo todos os cargos criados ou alterados pela lei e afastando temporariamente os servidores nomeados com base nela. Todas as regras e tabelas salariais do plano de cargos e carreira ficam sem validade até decisão final do Tribunal

Com a suspensão, as carreiras do município voltam a ser regidas pela legislação anterior. Segundo a Prefeitura, nenhum servidor efetivo será exonerado, e os salários serão ajustados aos parâmetros anteriores. A administração também afirmou que valores recebidos durante a vigência da LC 118/2024 não terão de ser devolvidos, por terem natureza alimentar

Já os servidores nomeados em cargos comissionados criados pela lei suspensa foram afastados, sem exoneração definitiva. A nota oficial destaca que, se o Tribunal reverter a liminar, esses servidores poderão retornar às funções.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jonathan Irlan Tavares Torres, (Podemos), afirmou que a decisão judicial prejudica “centenas de servidores contratados e efetivos”, especialmente devido à possibilidade de redução salarial. Ele relatou que a Casa de Leis se posicionou em defesa dos trabalhadores durante a sessão e cobrou do Executivo que desista da ação.

 

Segundo o Presidente, o Legislativo ingressou com recurso para tentar derrubar a liminar:

 “O Legislativo como parte na ação agravou a liminar concedida ao Executivo, na tentativa de derrubar o pedido do prefeito, que alega que a Lei do PCCS é inconstitucional. Estamos aguardando um posicionamento da Justiça e do Executivo, após as últimas manifestações dos servidores.”

 

Em nota divulgada no último dia 01, a Prefeitura reforçou que cumpre a decisão judicial e que adotou todas as medidas necessárias para garantir o cumprimento integral da liminar. Entre as ações, cita o ajuste da folha de pagamento, suspensão dos cargos vinculados ao PCCS, notificações individuais a servidores e atualização dos sistemas oficiais de controle financeiro.

A administração afirma manter diálogo aberto com as categorias e informa que está revisando a estrutura administrativa vigente, que servirá de base para a construção de um novo plano de carreira, com participação de servidores e acompanhamento técnico.

 

A nota reforça ainda que a LC 118/2024 não foi anulada, mas apenas suspensa temporariamente, e que o objetivo é preservar o erário, garantir o pagamento regular dos funcionários e assegurar responsabilidade fiscal.

Post navigation

Previous: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ANUNCIA NOVO CONCURSO COM SALÁRIOS DE ATÉ R$ 16 MIL
Next: MS NA COP30: ESTADO APRESENTA AO MUNDO EXPERTISE ÚNICA EM CARBONO NEUTRO E AVANÇO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

Relacionadas

FB_IMG_1770557600700
  • Bela Vista
  • Policial

BELA VISTA: SUSPEITO MORRE APÓS ROUBO DE VEÍCULO E CAPOTAMENTO NA BR-060

admin 08/02/2026
WhatsApp Image 2026-02-05 at 10.54.17
  • Bela Vista

AGRAER E SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DISCUTEM AÇÕES PARA FORTALECER A AGRICULTURA FAMILIAR EM BELA VISTA

Jair Bispo Evangelista Junior 06/02/2026
WhatsApp Image 2026-02-04 at 10.03.04
  • Bela Vista

BELA VISTA AMPLIA SERVIÇOS À POPULAÇÃO COM INAUGURAÇÃO DO PAV DA RECEITA FEDERA

Jair Bispo Evangelista Junior 04/02/2026

Campanha Cidadania

300X300

Publicidade

Não é fé em tecnologia. É a fé nas pessoas.

Publicidade

Sem nome (A2 (paisagem)) (1)

Quer aumentar a visibilidade de sua marca?

a7eb9390e80d489787e6a9c9f6a091fc
Post instagram anuncie online minimalista preto e verde
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.