A 9ª Região Militar emitiu alerta sobre golpes envolvendo processos seletivos em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O aviso informa que estelionatários estão cobrando valores para inscrições, prática que não é seguida pelo Exército Brasileiro.
A mensagem publicada no site e em outros canais oficiais chama atenção para anúncios falsos que mencionam processos seletivos de oficiais, sargentos e cabos temporários.
“O Exército Brasileiro alerta a população sobre a circulação de anúncios falsos nas redes sociais que prometem vagas na Instituição com salários atrativos e solicitam pagamento via PIX para inscrição. Essas publicações têm intenções fraudulentas e não possuem qualquer vínculo com o Exército”, diz o alerta.
A 9ª Região Militar abre no dia 2 de julho inscrições para profissionais com nível superior. Em Campo Grande, o processo seletivo contempla formados nos cursos de diversas áreas, sendo elas: Pedagogia, Ciências Biológicas, Educação Artística, Educação Física, Filosofia, Química, Física, Matemática, História, Geografia, Espanhol, Inglês, Português, Administração, Ciências Contábeis, Informática, Estatística, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Engenharia Florestal e outras.
O Processo Seletivo tem por finalidade a formação de um cadastro de reserva visando à incorporação como Oficial, Sargento e Cabo Temporário, a partir de 1º de fevereiro de 2026 para o recompletamento de vagas abertas em diversas especialidades.
Além disso, estão abertas até essa segunda-feira (30) as inscrições para o Processo Seletivo de Pessoal Civil por Tempo Determinado. Os profissionais selecionados atuarão na Comissão Regional de Obras da 9ª RM. Há vagas e cadastro de reserva para os cargos de Engenharia Civil, Arquitetura e Técnico em Administração.
Junto com o alerta, o Exército Militar reforçou que todas as inscrições são feitas no canal https://9rm.eb.mil.br/
Todo processo seletivo ou alistamento militar é realizado exclusivamente pelos canais oficiais da Força Terrestre.
Para garantir a segurança da informação e evitar cair em fraudes, o Exército orienta que os cidadãos utilizem apenas os seguintes sites oficiais para obter informações sobre alistamento militar, concursos e seleções:
• www.eb.mil.br – site oficial do Exército;
• https://alistamento.eb.mil.br – plataforma oficial do alistamento militar; e
• https://portal-ebselecao.eb.mil.br – portal oficial de processos seletivos da Força.
O EB reforça ainda que qualquer cobrança para inscrição em nome da Instituição, especialmente via meios não oficiais, como o PIX ou transferência bancária, são indícios claros de fraude.
Prazo para alistamento se encerra em 30 de junho
Os jovens brasileiros de ambos os sexos, que completam 18 anos em 2025, têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar. O processo pode ser feito pela internet, no site https://alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar próxima da residência do cidadão.
O Exército segue comprometido com a segurança e a transparência em todos os seus processos e reforça a importância de sempre buscar informações nos canais oficiais para evitar prejuízos e desinformação.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército