A atuação de uma frente fria combinada ao transporte de ar quente e úmido traz mudanças nas condições do tempo em Mato Grosso do Sul. A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica céu com bastante nebulosidade e possibilidade de chuvas, com risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do estado, onde são esperados acumulados acima de 30 milímetros em 24 horas.
A cidade de Bela Vista (MS) enfrentará uma queda acentuada nas temperaturas a partir desta sexta-feira (08), conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Um aviso de declínio de temperatura está em vigor com risco leve à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.
A previsão indica que os termômetros devem marcar mínimas entre 4 °C e 6 °C entre sábado e domingo, com máximas não passando de 16 °C nesses dias. Na segunda (11), o clima começa a se estabilizar, com temperaturas mais amenas e presença de sol.
Ao longo da próxima semana, o calor volta gradualmente. As máximas sobem para 25 °C na segunda (11), chegando a 29 °C na quarta-feira (13), quando o tempo volta a ficar mais seco e quente.
Essa configuração atmosférica é resultado da aproximação do sistema frontal, do deslocamento de cavados e da presença de áreas de baixa pressão, que favorecem a formação de instabilidades sobre o território sul-mato-grossense.
As temperaturas também apresentam variação. Para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas ficam entre 14°C e 18°C, e as máximas entre 19°C e 28°C. No sudoeste e Pantanal, os termômetros devem marcar mínimas entre 17°C e 23°C, com máximas de até 31°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, as mínimas variam de 14°C a 19°C, com máximas de 24°C a 32°C. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 16°C e a máxima pode chegar aos 30°C.
Os ventos sopram do quadrante norte e ao longo do dia giram para o quadrante sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Rajadas mais intensas, acima de 60 km/h, podem ocorrer de forma pontual.
A recomendação é que a população fique atenta às atualizações das condições do tempo e aos alertas emitidos pelos órgãos de meteorologia e defesa civil.
Taynara Foglia, Comunicação do Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
