O tempo seco e as temperaturas altas marcam os últimos dias em Mato Grosso do Sul. A massa de ar frio deixa o estado a partir desta quinta-feira (14).
Em Bela Vista os próximos dias prometem muito sol e temperaturas elevadas. A previsão indica que, entre esta quinta-feira (14) e domingo (17), o tempo seguirá firme, com máximas que podem chegar aos 35 °C no fim de semana.
De acordo com dados meteorológicos, esta quinta e sexta-feira terão céu aberto e temperaturas agradáveis pela manhã, variando entre 12 °C e 14 °C, mas subindo rapidamente ao longo do dia, com máximas de até 31 °C.
No sábado (16), o calor será ainda mais intenso, com previsão de 35 °C e baixa umidade do ar, cenário que se repete no domingo (17), quando a mínima sobe para 21 °C, mantendo o clima quente durante a noite.
A partir de segunda-feira (18), o calor continua, chegando aos 36 °C. Na terça-feira (19), ventos mais fortes devem amenizar a sensação térmica, mas as altas temperaturas persistem. A previsão indica possibilidade de pancadas de chuva apenas na quarta-feira (20), quando as máximas caem para 31 °C.
Na próxima semana, o calor continua no estado. Na segunda-feira (18), a temperatura pode chegar a 36°C. A baixa umidade do ar segue preocupando em quase todo o estado, com exceção da região sul.
A partir de quinta feira, os termômetros devem subir consideravelmente em Campo Grande. As mínimas para o próximo fim de semana devem ser de 19°C, no sábado, e 21°C no domingo. Já as máximas, serão de 31°C e 33°C, respectivamente.
Em Dourados, as temperaturas também começam a subir, com máxima de 27ºC e mínima de 11ºC. Para o fim de semana, os termômetros devem marcar mínimas de 15°C no sábado e 17°C no domingo. As máximas devem chegar a 29°C e 32°C, respectivamente.
O mesmo acontece em Corumbá, onde o calor continua durante todo o fim de semana. Segundo a previsão, os termômetros devem marcar mínimas de 19°C no sábado e 20°C no domingo. As máximas podem chegar a 35°C e 36°C, respectivamente.
A mudança acontece porque a massa de ar polar que atingiu a região nos últimos dias está se afastando, porém o início das manhãs segue com vento gelado com possibilidade de nevoeiro no começo do dia.
Segundo os meteorologistas, o nevoeiro costuma se dissipar rapidamente com a elevação da temperatura, geralmente provocada pelo sol. Isso acontece porque o calor faz as gotículas de água do nevoeiro evaporarem, voltando ao estado gasoso e melhorando a visibilidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o estado, exceto a região sul, está sob alerta de baixa umidade. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. O clima seco aumenta o risco de incêndios florestais e pode provocar ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz.
